quinta-feira, 9 de abril de 2009

Quinta-Feira Santa





Hoje inicia-se o Tríduo Pascal, que é o culminar de toda a Quaresma. Nesta Quinta-Feira Santa a Igreja revive três momentos importantíssimos: a instituição da Eucaristia, a instituição do Sacerdócio e o grande mandamento do amor.
Neste dia, Jesus Cristo, antes da flagelação, crucifixação e morte na Cruz, deixou-nos a Eucaristia em que Se oferece a cada um de nós como alimento. "Eu Sou o pão da vida. Quem Me come, jamais terá fome e quem Me bebe, jamais terá sede".
O Sacerdote é aquele que torna Jesus presente na Eucaristia, é aquele que, pelo Sacramento da Ordem, transforma o pão e o vinho, depois da consagração, no verdadeiro Corpo e Sangue de Jesus até que este Jesus, de novo venha, na plenitude dos tempos.
Assim, cada cristão é convidado não a “assistir” ou a “ouvir” Missa por obrigação, mas a “participar”, a “celebrar” com todas as forças e com alegria o Sacrifício do Senhor que se torna pão para quem tem Fé. Esta obrigação é o primeiro mandamento da Santa Igreja e um dos Mandamentos da Lei de Deus: Adorar a Deus que se deixou ficar presente no meio dos homens.

Também, neste dia, Jesus Instituiu o Sacramento da Ordem: «Fazei isto em memória de mim». Que cada um de nós saiba, dar graças a Deus pelo dom do sacerdócio que Jesus deixou à Sua Igreja, rezar pelos sacerdotes, apoiá-los e fazer crescer vocações no seio das nossas famílias e da nossa Comunidade. O Sacerdote tem também, como função, santificar e rezar por toda a humanidade e por cada um de nós. Ele é o Pastor que nos guia e nós as “ovelhas” do seu rebanho. O maior serviço do padre é ser o celebrante dos sacramentos e de modo muito especial da Eucaristia, da Reconciliação e Remissão dos pecados.

Igualmente hoje, a Igreja convida-nos a reviver com intensidade o testamento que o Senhor nos deixou: «Eu dei-vos o exemplo, para que, assim como Eu fiz, vós façais também». É o grande mandamento do amor e a grande lição de serviço. Não há maior prova de amor do que dar a vida pelos irmãos. Jesus, após a instituição da Eucaristia vai para o Monte das Oliveiras e aí entrega a sua vida ao Pai para que todos tenham vida, e a tenham em abundância.

Hoje, em muitas Igrejas e também nesta Paróquia de Cristo Rei da Vergada, Jesus, com o gesto do lava-pés, exprime a humildade do Filho do Homem. O lavar os pés era próprio dos escravos e com tal gesto Jesus exprimia o seu serviço. A Missão que cada criatura humana recebe pelo Baptismo é precisamente esta disponibilidade para o serviço. Serviço a Deus e aos irmãos.
Esta grande lição, este exemplo de Jesus que dá a própria vida por amor aos irmãos, deve ser imitado pela Igreja, por todos os discípulos de Jesus, por todos os baptizados e mesmo por toda a criatura humana. Ele apresenta-se como o verdadeiro Mestre, porque é o Senhor, o único Deus verdadeiro. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.
É o novo mandamento do amor que Jesus deixa como testamento e se torna o distintivo dos cristãos: «conhecerão todos que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros». «Vede como eles se amam», diziam os pagãos a respeito dos primeiros cristãos, e assim eram movidos à conversão.

Amar não é só não fazer mal ao próximo, mas sobretudo fazer o bem sempre e também àqueles que nos odeiam.

Sem comentários:

Enviar um comentário