terça-feira, 31 de março de 2009

Feirinha Missionária e Tõmbola







Feirinha Missionária e Tômbola
no arraial da Paróquia de Cristo Rei da Vergada

Realizou-se no dia 29 de Março o Encontro Regional Douro Sul na Paróquia de Cristo Rei da Vergada, Concelho de Santa Maria da Feira, Distrito de Aveiro e Diocese do Porto com a já denominada “Feirinha Missionária” que consiste numa Feira em que as pessoas amigas de ajudar as Missões dão o que entendem e depois outras pessoas e/ou as mesmas vão comprar o que existe na “Feirinha”. Todo o produto reverte a favor dos irmãos mais pobres e desfavorecidos.


A campanha desta Feirinha tinha como objectivo ajudar na construção de uma Igreja em Cabo Verde, na ilha de Santiago, na freguesia de Nossa Senhora da Luz, Milho Verde.


Assim, apesar de ter ocorrido a mudança da hora, os Liamistas, manhã cedo e com o alvorecer da aurora, juntaram-se na Igreja para pôr em ordem aquilo que já nos tinha sido entregue.
Foi gratificante verificar que muitas pessoas, não sendo liamistas, mas tendo conhecimento desta campanha, uniram seus esforços aos nossos para que a feira tivesse êxito. A todos estes, movimentos, pessoas e empresas, queremos testemunhar o nosso agradecimento. Que Deus, a todos vós, ajude e recompense.

A Eucaristia, presidida pelo Pároco – Sr. P. António Teixeira Machado, foi concelebrada com o Sr. P. José Carlos “Zé Carlos”, como é denominado e conhecido por todos os grupos missionários, não só da Diocese do Porto, mas mesmo de quase todo o País.

Fez-se o “Ofertório Solene”, tendo-se levado os seguintes símbolos:


~ Vela dado que a LUZ que nos orienta é Cristo;
- Cartaz da LIAM querendo simbolizar toda a acção e empenho que o grupo sente na ajuda espiritual e material a toda a criatura humana;
- Materiais de Construção simbolizando a campanha para a ajuda de construção da Casa de Deus em Cabo Verde.

No final da Eucaristia, antes da despedida, todo o Grupo Missionário renovou o seu Compromisso de Liamista perante a Assembleia.

E, seguidamente, deu-se início à Feirinha. Havia de tudo para se comer, beber, vestir, calçar, embelezar, etc.

Após o encerramento da feira o grupo reuniu com o Sr. P. José Carlos e depois de se projectar alguns “Power Points” que nos alertam para o aprofundamento da nossa Fé e das necessidades existentes no mundo “passou-se” novo power point em que se analisou detalhada e profundamente o Compromisso que a Liga Intensificadora de Acção Missionária tinha renovado na Eucaristia.

O produto desta campanha rendeu 900,55 Euros e que já foi entregue aos Missionários do Espírito Santo para ser remetido para Cabo Verde. Porém, como ainda há bastantes coisas por vender, vamos fazer uma tômbola no próximo Sábado, dia 4 de Abril, no arraial da Igreja da Paróquia de Cristo Rei da Vergada, após a Missa das 17 horas.

1 comentário: