quarta-feira, 4 de março de 2009

Quaresma (Parte II)


PRUDÊNCIA é a virtude da sabedoria, do conhecimento. Esta virtude é aquela que impõe um certo controlo sobre as outras. É a virtude de não se julgar, de saber discernir as coisas que são boas das más. Ensina-nos a não fazermos juízos temerários para que todas as pessoas possam renascer de novo. É a virtude que nos ensina a não pagar o mal com o mal, mas a fazer o bem, a viver em Paz.

S. Paulo, na carta aos Romanos (12, 9-21) diz que O amor faz o bem: - 9Que o vosso amor seja sincero. Detestai o mal e apegai-vos ao bem. 10Sede afectuosos uns para com os outros no amor fraterno; adiantai-vos uns aos outros na estima mútua. 11Não sejais preguiçosos na vossa dedicação; deixai-vos inflamar pelo Espírito; entregai-vos ao serviço do Senhor. 12Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação, perseverantes na oração. 13Partilhai com os santos que passam necessidade; aproveitai todas as ocasiões para serdes hospitaleiros.
14Bendizei os que vos perseguem; bendizei, não amaldiçoeis. 15Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram. 16Preocupai-vos em andar de acordo uns com os outros; não vos preocupeis com as grandezas, mas entregai-vos ao que é humilde; não vos julgueis sábios por vós próprios. 17Não pagueis a ninguém o mal com o mal; interessai-vos pelo que é bom diante de todos os homens. 18Tanto quanto for possível e de vós dependa, vivei em paz com todos os homens. 19Não vos vingueis por vós próprios, caríssimos; mas deixai que seja Deus a castigar, pois está escrito:
É a mim que compete punir,
Eu é que hei-de retribuir,
diz o Senhor.

20Em vez disso, se o teu inimigo tem fome, dá-lhe de comer; se tem sede, dá-lhe de beber; porque, se fizeres isso, amontoarás carvões em brasa sobre a sua cabeça. 21Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem.

O tema do Papa Bento XVI para esta Quaresma é o JEJUM.
A vida do jejum é a misericórdia. Quem jejua tem de ser misericordioso. Se desejamos ser atendidos nas nossas aflições também devemos atender aqueles que se vêem aflitos.
Devemos praticar as Obras de Misericórdia.
Estas dividem-se em Corporais (ou temporais) e Espirituais, uma vez que o Homem é corpo e alma.

As corporais são:

Dar de comer a quem tem fome;
Dar de beber a quem tem sede;
Vestir os nus;
Dar pousada aos peregrinos;
Assistir aos enfermos;
Visitar os presos;
Enterrar os mortos.

As Espirituais são:

Dar bom conselho;
Ensinar os ignorantes;
Corrigir os que erram;
Consolar os tristes;
Perdoar as injúrias;
Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo;
Rezar a Deus pelos vivos e defuntos (por todos os necessitados).

A JUSTIÇA
E a última virtude que falta mencionar é. Esta é a virtude que nos põe em contacto com os outros. O outro tem o mesmo direito que eu; usufrui das mesmas regalias que eu usufruo.
O justo é aquele que cumpre as leis, mas também é aquele que faz com que as leis sejam cumpridas. Mais do que dar ao outro aquilo que é meu é dar ao outro aquilo que lhe pertence.
Quaresma, portanto, é um treino para amar. É o tempo propício para o arrependimento, perdão, conversão, reconciliação, mudança de vida, oração, esmola, partilha, penitência, caridade…, Amor a Deus e ao Próximo.

Sem comentários:

Enviar um comentário