O tempo quaresmal é o tempo de sintonizar a nossa vida de acordo com o Evangelho.
É um tempo de oração, partilha (esmola) e conversão que agrada a Deus. É procurar fazer melhor o bem. É ser mais activo e dinâmico. É dizer: Pecámos, Senhor, tende compaixão de nós.
Como pessoas, às vezes, somos tentados a não olhar para o necessitado, mas apenas para nós próprios. Por vezes, se oferecemos qualquer coisa, somos tentados a olhar um pouco para nós, a fazer notar no outro que nos observa, que eu sou bom.
S. Mateus (6, 1-6) diz … quando deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita…;
quando rezardes…,
quando jejuardes…
Para ajudar as nossas obras há um conjunto de normas que devemos pôr em prática para que sejamos mais puros. Estas normas são chamadas VIRTUDES CARDEAIS (=principais) e que devem fazer parte da vida de qualquer pessoa:
A CORAGEM
Virtude de iniciar, de buscar novos caminhos, de não nos imobilizarmos. Afrontar o perigo, mas com prudência (não em excesso), sem se deixar levar pela covardia, nem seduzir pela temeridade.
Os cristãos devem ter coragem para denunciar qualquer coisa que não seja boa. A nossa coragem visa o aproveitamento do nosso irmão. A coragem, quando tem um pensamento egoísta não é coragem.
TEMPERANÇA
É a virtude que dá o tempero à nossa vida. É a virtude que controla o desejo excessivo de comer, beber ou outros prazeres. Na nossa vida devemos ter a noção de não vivermos para comer, mas de comermos para viver. É a virtude da disciplina e do cuidado da nossa vida.
(Continua)
Sem comentários:
Enviar um comentário