domingo, 8 de fevereiro de 2009

Benvindo ao nosso blog da L.I.A.M.

Que é a LIAM?
1. A LIGA INTENSIFICADORA DA ACÇÃO MISSIONÁRIA, (…) designada por LIAM, é, (…) uma Associação privada de fiéis, de carácter missionário, destinada prioritariamente a membros leigos. É animada (…) pelos Missionários do Espírito Santo, e visa promover a consciência missionária nas paróquias e outros espaços eclesiais, em comunhão com a competente Autoridade eclesiástica e com a sua aprovação.
2. A LIAM rege-se pelo Código de Direito Canónico, pelos seus Estatutos, pelas orientações da Congregação dos Missionários do Espírito Santo, e por outras normas canónicas e civis aplicáveis.
3. A LIAM está sujeita à vigilância da Conferência Episcopal Portuguesa, em conformidade com o cânon 305.
4. A LIAM não tem fins lucrativos, reduz ao mínimo a posse de bens, e não exige quotas dos seus membros, devendo encaminhar integralmente o produto das suas campanhas e os donativos recebidos, deduzidas as despesas, para a finalidade proposta, respeitando também a vontade dos doadores.
5. A LIAM surgiu ligada aos Missionários do Espírito Santo e assim pretende continuar, garantindo este seu vínculo através dos Assistentes Nacional e Diocesanos.
(In “Estatutos da LIAM” aprovados pela Conferência Episcopal Portuguesa em conformidade com o Cânon 322 do Código de Direito Canónico, em 24 de Junho de 2003)

Quando nasceu e quantos grupos tem actualmente?
A Liga Intensificadora da Acção Missionária (LIAM) nasceu em Fátima a 13 de Maio de 1937, quando a Igreja em Portugal celebrava os 20 anos das Aparições. Foi um movimento laical pioneiro em relação ao concilio Vaticano II, no que diz respeito ao papel dos leigos na missão Ad-Gentes e na animação missionária nas igrejas locais.
Actualmente a LIAM conta com cerca de 300 Grupos Missionários (chamados núcleos) em outras tantas Paróquias, por todo o País, desde o Minho ao Algarve.

Quem pode pertencer à LIAM?
Podem pertencer à LIAM todos os cristãos que procurem viver de modo consequente a sua vocação baptismal, desejando crescer comunitariamente na consciência de que "a causa missionária deve ser para todo o crente, tal como para toda a Igreja, a primeira de todas as causas." (Redemptoris Missio, 86).(Artigo 5º dos Estatutos)


Quais os seus Órgãos?
1. O Órgão fundamental da LIAM é o Núcleo ou Grupo local.
2. Os Órgãos Coordenadores são o Conselho Diocesano, o Conselho Regional e o Conselho Nacional. (ARTIGO 8º dos Estatutos).


Que é o Núcleo ou Grupo Local?
O Núcleo é um grupo, em princípio paroquial, que primariamente identifica a LIAM como Movimento eclesial missionário. Ele vive e irradia o espírito missionário na sua comunidade cristã, mediante a oração, o sacrifício e o cultivo da solidariedade missionária. (…) é formado por cristãos que fizeram o seu compromisso missionário. (…) O Pároco é o Assistente local do Núcleo (Artigo 10º)
O núcleo é, portanto, um espaço de formação e oração, de empenho vocacional, de lançamento de campanhas solidárias, de distribuição de imprensa e da editorial dos Missionários Espiritanos.
As campanhas solidárias dinamizadas pela LIAM e em colaboração com outros institutos, permitem o apoio a projectos na missão cá em Portugal e lá fora; em África, América Latina, Ásia, etc. Sobretudo nos pontos onde o perigo maior espreita e a miséria é enorme, e em que, por necessidade, os missionários cumprem a sua missão.
Na nossa Comunidade de Cristo-Rei da Vergada estamos ao serviço da Paróquia dentro das nossas possibilidades, havendo elementos do núcleo distribuídos por diversas actividades da mesma.

Se é um Movimento de Igreja a quem está Ligado?
A LIAM é um Movimento de leigos cristãos ligados aos Missionários do Espírito Santo (Estes são uma Congregação Missionária, fundada em 1703 e que se dedica ao anúncio do Evangelho sobretudo entre os mais pobres e desfavorecidos e que procuram sensibilizar as comunidades cristãs para a dimensão missionária da Igreja).


A igreja que não é missionária está morta ou moribunda, é uma Igreja enferma, não é a autêntica Igreja porque não é a Igreja de Jesus Cristo, como dizia o Papa João Paulo II


Quando se reúne o Núcleo?
A reunião Ordinária do Núcleo deve ser mensal. (…) O esquema da reunião mensal é uniforme para todos os Núcleos, de acordo com um Guião apresentado pelo Assistente Nacional da LIAM. ARTIGO 18º


Quais os dias das reuniões na Paróquia de Cristo-Rei da Vergada?
Reunimos duas vezes por mês, pelas 21 Horas:
Na segunda Terça-Feira de cada mês é o dia de Oração, na Igreja.
Na última Terça-Feira de cada mês é o dia da Reunião (normalmente na Sala Nova).

O tema deste ano é S. Paulo e a Missão sem Fronteiras.

Outras Actividades - Zona Porto:
1 - Temos dois encontros regionais, por zonas. O próximo, Douro Sul, será na nossa Paróquia de Cristo-Rei da Vergada no dia 29 de Março. No final da Missa teremos uma “Feirinha” cujo produto reverte a favor da Igreja de Cabo Verde.
2 - Temos normalmente três Recolecções: Advento, Quaresma e Pentecostes.
3 - Retiro – Este ano é nos dias, 24, 25 e 26 de Abril, no CESM, Silva - Barcelos.
4 - Magusto – Finalidade, congregar núcleos, formar e conviver.
5 - Temos vários encontros de formação, quer no Pinheiro Manso (Casa Mãe dos Missionários Espiritanos no Porto), quer em Barcelos, no CESM. Há também um Encontro de Responsáveis em Fátima, anualmente.
6 - Promove anualmente uma Assembleia Diocesana com todos os elementos do Porto. Este ano é em CARVALHOSA, no dia 14 de Junho.
7 - Peregrinação Anual a Fátima. Este ano é no dia 4 e 5 de Julho para oração e convívio.

Sem comentários:

Enviar um comentário