
Para todos votos de BOAS - FESTAS.
Feirinha Missionária e Tômbola
no arraial da Paróquia de Cristo Rei da Vergada
Realizou-se no dia 29 de Março o Encontro Regional Douro Sul na Paróquia de Cristo Rei da Vergada, Concelho de Santa Maria da Feira, Distrito de Aveiro e Diocese do Porto com a já denominada “Feirinha Missionária” que consiste numa Feira em que as pessoas amigas de ajudar as Missões dão o que entendem e depois outras pessoas e/ou as mesmas vão comprar o que existe na “Feirinha”. Todo o produto reverte a favor dos irmãos mais pobres e desfavorecidos.
A campanha desta Feirinha tinha como objectivo ajudar na construção de uma Igreja em Cabo Verde, na ilha de Santiago, na freguesia de Nossa Senhora da Luz, Milho Verde.
Assim, apesar de ter ocorrido a mudança da hora, os Liamistas, manhã cedo e com o alvorecer da aurora, juntaram-se na Igreja para pôr em ordem aquilo que já nos tinha sido entregue.
Foi gratificante verificar que muitas pessoas, não sendo liamistas, mas tendo conhecimento desta campanha, uniram seus esforços aos nossos para que a feira tivesse êxito. A todos estes, movimentos, pessoas e empresas, queremos testemunhar o nosso agradecimento. Que Deus, a todos vós, ajude e recompense.
A Eucaristia, presidida pelo Pároco – Sr. P. António Teixeira Machado, foi concelebrada com o Sr. P. José Carlos “Zé Carlos”, como é denominado e conhecido por todos os grupos missionários, não só da Diocese do Porto, mas mesmo de quase todo o País.
Fez-se o “Ofertório Solene”, tendo-se levado os seguintes símbolos:
~ Vela dado que a LUZ que nos orienta é Cristo;
- Cartaz da LIAM querendo simbolizar toda a acção e empenho que o grupo sente na ajuda espiritual e material a toda a criatura humana;
- Materiais de Construção simbolizando a campanha para a ajuda de construção da Casa de Deus em Cabo Verde.
No final da Eucaristia, antes da despedida, todo o Grupo Missionário renovou o seu Compromisso de Liamista perante a Assembleia.
E, seguidamente, deu-se início à Feirinha. Havia de tudo para se comer, beber, vestir, calçar, embelezar, etc.
Após o encerramento da feira o grupo reuniu com o Sr. P. José Carlos e depois de se projectar alguns “Power Points” que nos alertam para o aprofundamento da nossa Fé e das necessidades existentes no mundo “passou-se” novo power point em que se analisou detalhada e profundamente o Compromisso que a Liga Intensificadora de Acção Missionária tinha renovado na Eucaristia.
O produto desta campanha rendeu 900,55 Euros e que já foi entregue aos Missionários do Espírito Santo para ser remetido para Cabo Verde. Porém, como ainda há bastantes coisas por vender, vamos fazer uma tômbola no próximo Sábado, dia 4 de Abril, no arraial da Igreja da Paróquia de Cristo Rei da Vergada, após a Missa das 17 horas.
O Núcleo da LIAM da Vergada, também designado por Grupo Missionário, tem como Padroeira a NOSSA SENHORA DA PAZ.
Assim, se temos como Patrono a Maria, Senhora da Paz, os membros do nosso Grupo procuram ser CONSTRUTORES DA PAZ. Esta procura da Paz começa dentro dos nossos lares, estende-se às nossas famílias, à nossa Rua, à nossa Comunidade a cada momento e em qualquer lugar em que cada um de nós se encontre.
E ao procurarmos ser Construtores da Paz (apesar das nossas fraquezas, fragilidades e quedas…) procuramos também ser TESTEMUNHAS DE JESUS CRISTO. E ser Testemunha de Cristo é Acreditar nEle e anunciá-lo. É dizer aos quatro cantos do Mundo que JESUS CRISTO É O SENHOR, DEUS FEITO HOMEM, que aceitou vir a este mundo, nascendo da Virgem Maria, sofrer, morrer e ressuscitar para que cada criatura humana, homem ou mulher, pudesse ser salva. E este Jesus veio para todos e para cada um de nós derramou o Seu Sangue para que o nosso pecado, por maior que tenha sido, seja perdoado. Agora, com a Morte e Ressurreição do Senhor, o homem obteve a Salvação. Não há mais gentio, ou judeu, escravo ou homem livre. Para Deus todos somos iguais. Quem já O conhece tem a obrigação de O levar ao outro e anunciá-lO. S. Paulo, na segunda leitura do Domingo passado, repete: Ai de mim, se não Evangelizar.
E tu? E eu? Que fazemos?
Somos capazes de comunicar este Deus a todo o mundo, a começar pelos que estão mais próximos de nós? Como este mundo seria bem melhor se cada um procurasse ser obreiro, construtor e fomentador da Paz de Jesus Cristo.
Que é a LIAM?
1. A LIGA INTENSIFICADORA DA ACÇÃO MISSIONÁRIA, (…) designada por LIAM, é, (…) uma Associação privada de fiéis, de carácter missionário, destinada prioritariamente a membros leigos. É animada (…) pelos Missionários do Espírito Santo, e visa promover a consciência missionária nas paróquias e outros espaços eclesiais, em comunhão com a competente Autoridade eclesiástica e com a sua aprovação.
2. A LIAM rege-se pelo Código de Direito Canónico, pelos seus Estatutos, pelas orientações da Congregação dos Missionários do Espírito Santo, e por outras normas canónicas e civis aplicáveis.
3. A LIAM está sujeita à vigilância da Conferência Episcopal Portuguesa, em conformidade com o cânon 305.
4. A LIAM não tem fins lucrativos, reduz ao mínimo a posse de bens, e não exige quotas dos seus membros, devendo encaminhar integralmente o produto das suas campanhas e os donativos recebidos, deduzidas as despesas, para a finalidade proposta, respeitando também a vontade dos doadores.
5. A LIAM surgiu ligada aos Missionários do Espírito Santo e assim pretende continuar, garantindo este seu vínculo através dos Assistentes Nacional e Diocesanos.
(In “Estatutos da LIAM” aprovados pela Conferência Episcopal Portuguesa em conformidade com o Cânon 322 do Código de Direito Canónico, em 24 de Junho de 2003)
Quando nasceu e quantos grupos tem actualmente?
A Liga Intensificadora da Acção Missionária (LIAM) nasceu em Fátima a 13 de Maio de 1937, quando a Igreja em Portugal celebrava os 20 anos das Aparições. Foi um movimento laical pioneiro em relação ao concilio Vaticano II, no que diz respeito ao papel dos leigos na missão Ad-Gentes e na animação missionária nas igrejas locais.
Actualmente a LIAM conta com cerca de 300 Grupos Missionários (chamados núcleos) em outras tantas Paróquias, por todo o País, desde o Minho ao Algarve.
Quem pode pertencer à LIAM?
Podem pertencer à LIAM todos os cristãos que procurem viver de modo consequente a sua vocação baptismal, desejando crescer comunitariamente na consciência de que "a causa missionária deve ser para todo o crente, tal como para toda a Igreja, a primeira de todas as causas." (Redemptoris Missio, 86).(Artigo 5º dos Estatutos)
Quais os seus Órgãos?
1. O Órgão fundamental da LIAM é o Núcleo ou Grupo local.
2. Os Órgãos Coordenadores são o Conselho Diocesano, o Conselho Regional e o Conselho Nacional. (ARTIGO 8º dos Estatutos).
Que é o Núcleo ou Grupo Local?
O Núcleo é um grupo, em princípio paroquial, que primariamente identifica a LIAM como Movimento eclesial missionário. Ele vive e irradia o espírito missionário na sua comunidade cristã, mediante a oração, o sacrifício e o cultivo da solidariedade missionária. (…) é formado por cristãos que fizeram o seu compromisso missionário. (…) O Pároco é o Assistente local do Núcleo (Artigo 10º)
O núcleo é, portanto, um espaço de formação e oração, de empenho vocacional, de lançamento de campanhas solidárias, de distribuição de imprensa e da editorial dos Missionários Espiritanos.
As campanhas solidárias dinamizadas pela LIAM e em colaboração com outros institutos, permitem o apoio a projectos na missão cá em Portugal e lá fora; em África, América Latina, Ásia, etc. Sobretudo nos pontos onde o perigo maior espreita e a miséria é enorme, e em que, por necessidade, os missionários cumprem a sua missão.
Na nossa Comunidade de Cristo-Rei da Vergada estamos ao serviço da Paróquia dentro das nossas possibilidades, havendo elementos do núcleo distribuídos por diversas actividades da mesma.
Se é um Movimento de Igreja a quem está Ligado?
A LIAM é um Movimento de leigos cristãos ligados aos Missionários do Espírito Santo (Estes são uma Congregação Missionária, fundada em 1703 e que se dedica ao anúncio do Evangelho sobretudo entre os mais pobres e desfavorecidos e que procuram sensibilizar as comunidades cristãs para a dimensão missionária da Igreja).
A igreja que não é missionária está morta ou moribunda, é uma Igreja enferma, não é a autêntica Igreja porque não é a Igreja de Jesus Cristo, como dizia o Papa João Paulo II
Quando se reúne o Núcleo?
A reunião Ordinária do Núcleo deve ser mensal. (…) O esquema da reunião mensal é uniforme para todos os Núcleos, de acordo com um Guião apresentado pelo Assistente Nacional da LIAM. ARTIGO 18º
Quais os dias das reuniões na Paróquia de Cristo-Rei da Vergada?
Reunimos duas vezes por mês, pelas 21 Horas:
Na segunda Terça-Feira de cada mês é o dia de Oração, na Igreja.
Na última Terça-Feira de cada mês é o dia da Reunião (normalmente na Sala Nova).
O tema deste ano é S. Paulo e a Missão sem Fronteiras.
Outras Actividades - Zona Porto:
1 - Temos dois encontros regionais, por zonas. O próximo, Douro Sul, será na nossa Paróquia de Cristo-Rei da Vergada no dia 29 de Março. No final da Missa teremos uma “Feirinha” cujo produto reverte a favor da Igreja de Cabo Verde.
2 - Temos normalmente três Recolecções: Advento, Quaresma e Pentecostes.
3 - Retiro – Este ano é nos dias, 24, 25 e 26 de Abril, no CESM, Silva - Barcelos.
4 - Magusto – Finalidade, congregar núcleos, formar e conviver.
5 - Temos vários encontros de formação, quer no Pinheiro Manso (Casa Mãe dos Missionários Espiritanos no Porto), quer em Barcelos, no CESM. Há também um Encontro de Responsáveis em Fátima, anualmente.
6 - Promove anualmente uma Assembleia Diocesana com todos os elementos do Porto. Este ano é em CARVALHOSA, no dia 14 de Junho.
7 - Peregrinação Anual a Fátima. Este ano é no dia 4 e 5 de Julho para oração e convívio.